quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sobre meus livros.

   Eu amo ler.Na verdade 70% do meu tempo é ocupado por livros. Mentira, 70% é muito. Mas, uma boa parte. Mas, eu gosto de livro bom. Eu não leio por número de livros. Não leio pra sair por aí dizendo : ooou, li cinco livros esse mês.
   Eu tenho um leve stress com gente que faz isso.E não se deve considerar lido, um livro que você não terminou. É a maior falta de respeito com ele. O autor levou meses para escrever. Ele foi lido, re-lido, editado, revistado, criou-se a capa e ele foi enviado. Ficou meses empacotado. Depois, quando chegou na livraria  ficou dias, talvez alguns anos lá esperando na ansiedade de ser lido...até que alguém compra ele por pura obrigação porque a "chata da professora" mandou ler.
   Trata ele como se fosse qualquer coisa. Joga ele na cama, esquece no fundo do armário. Tenta ler e diz que ele é chato. Mas, você nem se concentrou. Estava muito ocupada postando uma foto sua de biquíni pra ver se aquele menino bonito curtia, no Facebook.
   Depois, quando esta perto do dia do trabalho, você abre ele e le rápido sem nem entender a história. Como seu parceiro ja leu todo, você diz que faz o começo e ele o fim. Então você faz de qualquer jeito o que você pensa que entendeu. Ou, simplesmente pega um resumo qualquer na internet.
   Sua mãe fala pra você terminar de ler mas você "esquece" ele em qualquer lugar.Depois quando alguém comenta sobre ele você diz: Aah, eu li, é um saco.
   Como você, ser humano, pode reclamar de "ser usado" por alguém se você faz o mesmo? Meninas dizem, ele me usou. Ele só queria ficar comigo. Vou chorar eternamente.
   Se o livro pudesse falar, ele diria, ela me usou. Só queria uma nota fácil.Não prestou atenção em mim, não explorou minha essência, nem conhece meu fim.
   Respeito gente.Se você não terminou, se você nem tentou, você não leu.Mesmo que tenha tentado, não chegou no fim, não terminou. Não leu tudo, não sabe como é.Se você não vai ler, não compra. Tem gente que vai comprar, vai ler, vai gostar, vai emprestar, vai guardar.Não usem os livros.Não reclamem que façam com você o mesmo que você faz com os outros.
beijos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário