terça-feira, 20 de março de 2012

o grêmio

   No começo do grêmio, quando eu comecei a escrever pro jornal, eu disse que postaria meus textos aqui. Mas, eu resolvi colocar só os textos legaaaais mesmo.E, bom, o texto passado foi legal, e eu vou posta-lo no próximo post (:
   Mas, eu tinha que escrever sobre as mulheres. Mês da mulher e tudo o mais... e eu fiz de tudo pra fugir do clichê, mas não saia. Aí, acendeu aquela luzinha (sabe, de desenho) na minha cabeça e eu comecei a fazer e ficou legal. Ja comecei a ser elogiada, então, bom.... vejam aí (:
    -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   -   
                Quando o Thiago chegou pra mim e disse “ É o mês da mulher, escreva sobre as mulheres”, eu, de livre e espontânea pressão disse que tudo bem. Mas não sabia como fugir dos clichês.A velha história de que a mulher faz tudo que o homem faz e de salto alto é verdade, mas, se eu simplesmente escreve-la num texto, vão começar a gritar: FEMINISTA.
                 Mas, aproveitando que é o mês das mulheres e eu tenho que falar sobre elas, ou melhor, nós, não adianta reclamar. Ou faz, ou faz. Eu queria aproveitar o espaço então, para falar de uma coisa séria, para falar de todas aquelas mulheres que sofrem por causa do machismo impregnado no cérebro masculino. Querendo ou não, um marido que bate na esposa é machista e pronto. Além de várias outras coisas que eu não posso dizer porque o horário não permite... nem a escola.... nem minha mãe.
                Esses dias teve uma matéria na tv, falando disso. Mulheres que sofrem anos e anos apanhando do marido, e por coisas sem sentido.Aliás, nunca há sentido em bater em uma pessoa, principalmente se é sua esposa.
                Aí a sociedade inteira cai matando, dizendo que apanha por que quer, que tem a Lei Maria da Penha,não corre atras porque é burra... mas vamos ser imparciais, tem mulher que apanha porque quer mesmo. Mas, tem aquela que não tem pra onde ir, não tem como fugir, se ela for embora, o marido vai obriga-la a deixar os filhos, e se ela fugir com os filhos, vai morar aonde, vai viver do que ? (Normalmente essas mulheres são proibidas de trabalhar.)
Ou, se ela fica em casa, a polícia vai interrogar o marido ou coisa do gênero e ele bate nela de novo porque ela denunciou. São milhões de problemas e  milhões de pessoas achando que tem a solução. E é um assunto tão sério que as pessoas dão tão pouco valor...Lógico que eu não pretendo resolver isso hoje, aqui e agora, memso porque, é um assunto complicado, delicado, eu não tenho a solução instantânea. Mas é algo a se pensar....
                 Minha homenagem é para essas mulheres, que realmente tem a batalha diária de acordar e enfrentar (talvez no sentido literal da palavra) a pessoa que um dia jurou ama-la e respeita-la. Para essas mulheres que a TPM é o menor dos seus problemas. Para as mulheres que lutam todos os dias, pelos seus filhos, por suas casas, por sua sobrevivência. A minha homenagem é para elas, as verdadeiras guerreiras não reconhecidas, muitas vezes esquecidas.





beijos (: Sem imagens agora, em respeito a todas essas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário